EMULADORES

Pessoalmente, eu considero os sistemas abaixo os mais relevantes em questão de emulação. O PS2 tem outros emuladores mais obscuros que não serão abordados aqui.

Em cada arquivo zipado estão os emuladores em si, fora um documento no formato TXT contendo uma descrição quanto a compatibilidade para uso no HD interno, dispositivo USB e mídia física (DVD), e uma ISO-base pré-configurada para inserção de roms na pasta de mesmo nome.

- ATARI 2600 (PVCS Reloaded) - Aceita roms nos formatos ".BIN" e  ".A26".
- COLECOVISION (ColemPS2) - Aceita roms nos formato ".ROM".

- GAME BOY (PS2 InfoGB) - Aceita roms nos formatos ".GB" e ".GBC", e zipadas.

- MASTER SYSTEM (PSMS Reloaded) - Aceita roms no formato ".SMS" e ".GG".

- MEGADRIVE (PGEN) - Aceita roms nos formatos ".BIN", ".SMD", e zipadas.

- NINTENDO 8 BITS (FCEUltra PS2) - Aceita roms no formato ".NES", e zipadas.

- SUPER NINTENDO (SNESticlePS2) - Aceita roms no formato ".SMC", e zipadas.

- SUPER NINTENDO (Snes-Station public beta) - Aceita roms no formato ".smc" (em letras minúsculas).

- SUPER NINTENDO (Snes-Station) - Aceita roms no formato ".SMC", e zipadas (por razões de compatibilidade a extensão ".ZIP" deve estar em maiúsculas).


Os seguintes emuladores somente funcionam em dispositivos USB (pendrive, HD externo, ...). Descompacte os arquivos zipados e copie as pastas para o diretório raiz de sua mídia USB. Qualquer modificação dos conteúdos pertinentes às suas respectivas pastas resulta em inutilização dos emuladores em questão.

- MEGADRIVE (PicoDrive) - Performance e compatibilidade superiores em relação ao PGEN. Aceita roms nos formatos ".BIN", ".SMD", e zipadas.

- GAME BOY ADVANCE (gpSP-kai 3.3 test 1) - Excelente performance com a maioria dos jogos, exceto com aqueles que se utilizem de algum efeito 3D mais complexo ou roms acima de 16 megabytes (Ex: Doom 1 & 2, e Kingdom Hearts - Chain of Memories). Aceita roms no formato ".GBA", e zipadas.

- GAME BOY ADVANCE (TempGBA + ReGBA) - Duas versões de um mesmo emulador. TempGBA é mais veloz, porém com compatibilidade inferior; ReGBA é um pouco mais lento, porém possui maior compatibilidade. Ambos também são compatíveis com HD interno. Ainda em fase de testes. Pessoalmente, acho a versão 'gpSP-kai 3.3 test 1' melhor. Aceita roms no formato ".GBA", e zipadas.

- RetroArch PS2 - Composto por vários cores de sistemas agregados num único emulador. Pelos meus testes os únicos cores interessantes e estáveis para emulação são o Gambatte (GameBoy/Color), gpSP (GameBoy Advance), PicoDrive (Megadrive) e QuickNES (Nintendo 8 bits).

14 comentários:

  1. Você disponibiliza arquivos na internet, se faz o down e o arquivo vem com senha?....qual a senha meu brother?

    ResponderExcluir
  2. Blz.....como faz pra salvar no snes station beta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Snes-Station Beta só salva se o respectivo jogo suportar saves por padrão. Esse emulador não tem save states.

      Excluir
  3. Ola Adriano gostaria de pedir se tem algun progama que cria elf de emuladores separado ou todas juntos com as elfs dos emuladores a cima incluindo o PS2Bor.elf.!!!! Desde já agradeço por sua dedicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra criar os arquivos ELF do zero é necessário o código fonte de cada emulador e compilá-los usando o SDK para o PS2. Isso não é algo fácil de ser feito por usuários sem experiência. Mas se você procura por uma coletânea desses emuladores em ELF, juntos numa única ISO, eu recomendo baixar o PS2 Multijogos que eu disponibilizo nesta página:
      http://peessedois.blogspot.com/p/blog-page_12.html
      Eu usei o uLaunchELF 4.42d para reunir e gerenciá-los na ISO. Inclusive, você pode modificar as roms que estão nela (adicionar ou removê-las sem a necessidade de reconfigurar nada), menos modificar/remover os emuladores e homebrews (os jogos de PS2BOR e o jogo Flashback) sem ajustar antes as configurações do uLaunchELF antes de recriar a nova ISO. Ela pode ser gravada em DVD. Devido a incompatibilidade com versões mais novas do OPL, a ISO com o uLaunchELF 4.42d só é compatível com o OPL 0.9.2.

      Excluir
  4. E possível fazer jogos de ds pra o ps2?

    ResponderExcluir
  5. Mano colocar os links para baixar por outro servidor o Pcloud não está deixando baixar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nishida, eu peço um pouco de sua paciência. Eu postei um comunicado na página principal do blog onde eu explico por alto a situação que está ocorrendo no momento e o que eu pretendo fazer. Obrigado.

      Excluir
  6. Obrigado por disponibilizar tantos emuladores de maneira tão fácil de baixar e usar.
    No caso do emulador de GBA tem como torná-lo uma "iso" por conta que meu OPL não tá aceitando APPs só os jogos na pasta "DVD".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, GBA só roda via USB devido a forma como o emulador reconhece o caminho onde as roms se encontram. Ele não consegue identificar roms presentes em mídias fisicas.
      Sobre o OPL, eu não sei se é o seu caso mas a versão oficial mais recente (OPL 1.2.0) está passando por problemas relacionados a listagem de aplicativos na aba APPS. Por enquanto eu recomendo que você use a versão oficial 1.0.0, versão esta que eu compartilhei o link para download na página inicial daqui do site.

      Excluir
  7. Você também pode iniciar os emuladores de GBA através do uLaunchELF.

    ResponderExcluir
  8. Adriano_Oliveira o Snestile também é para NES, descobri esses dias

    ResponderExcluir