PS3

* PlayStation 3 *
Aqui constam materiais relacionados com o console, desde aplicativos, jogos e alguns tutoriais. Esta página foi criada como sendo um grande rascunho tendo em vista que o foco do blog sempre foi o PlayStation 2 e não outros consoles. Portanto quaisquer novidades da "cena PS3" que eu venha considerá-las interessantes, serão adicionadas aqui e notificadas aqui na página inicial.

OBS: Todos os aplicativos e homebrews postados aqui são compatíveis com a HFW 4.86 (firmware que uso no meu PS3). Caso queiram fazer uso na HFW 4.88 e em versões mais novas, recomendo antes fazer uma pesquisa no Google sobre o respectivo material antes de instalar no seu console. Em caso de dúvidas podem me perguntar na área de comentários.
IrisMAN 4.90 (recomendado para criação de ISOs de PS3)
- webMAN MOD 1.47.26 (app útil para monitoramento de temperatura do console, fora outras funções como montar ISOs na própria XMB do console). Não use em hipótese alguma em HFW mais novas, especialmente na HFW 4.91.
- File Manager 1.42 beta (gerenciador de arquivos com função de criação de arquivos PKG)



- COMPLEMENTOS DO webMAN MOD (ADDONS) -
prepNTFS (usado para atualizar seu dispositivo USB formatado em NTFS a ser utilizado pelo webMAN MOD)
- ps3-updatelist (serve para jogar online sem a necessidade de atualizar a firmware do console. Testado na HFW 4.86.1)



- PKG'S ÚTEIS -
- 15282 licenças (instalar todas as 9 partes, em ordem): pt1 - pt2 - pt3 - pt4 - pt5 - pt6 - pt7 - pt8 - pt9
Movian M7 7.0.24 deank (app multimídia)
YouTube 3.03 NoPSN (não precisa estar conectado na PSN para utilizá-lo)
- PKGi 1.2.4 + PKGi LIST (app agregador de links de jogos da PSN. Instale primeiro o arquivo "PKGi_1.2.4.pkg" e depois Instale o "PKGi_LIST.pkg")
- Apollo 1.8.7 (É usado para modificar região e uso permissivo de saves provenientes de outros usuários. Também serve para ativar as licenças em consoles banidos. Não utilize este recurso caso seu PS3 não tenha sido banido)
- PS3 Unlock HDD Space (Desbloqueia até 8% extra do espaço total no HD interno do PS3. Execute-o novamente para restaurar as configurações originais do HD, se necessário. Funciona em CFW e HEN. ATENÇÃO: Se por algum motivo você queira reverter o HD para os valores originais de armazenamento, libere espaço suficiente apagando quaisquer jogos instalados após a utilização inicial do aplicativo. Não há como prever a possibilidade de corrupção de dados no HD caso não seja liberado espaço suficiente para restauração. Use por sua conta e risco.)



- EMULADORES -
- OpenBOR 4 PLUS build 526 (roda jogos de OpenBOR no formato PAK)
PSP Remasters Launcher 2.00 (use o webMAN MOD para escolher um jogo de PSP no formato ISO e use este app para iniciá-lo)
- PSP Minis Launcher 2.00 (caso a ISO de PSP não abra com o PSP Remasters Launcher, use este app)
- ScummVM 2.1.0 (emulador de jogos da LucasArts estilo point and click)
- RetroArch CE lite PSX-Place (720P) (emulador versão 1.9.0+ de vários sistemas antigos. Vem com os cores: CPS1, CPS2, Neo geo, Atari 2600, NES, Super NES, GameBoy/Color, GameBoy Advance, Master System, Megadrive, Game Gear e Doom (1, Ultimate, 2, Plutonia Project e TNT Evilution / Final Doom). Suporta atualização dos cores já existentes e a adição de outros cores)
- RetroArch CE PSX-Place_unofficial beta (completo com todos os cores disponíveis para o emulador)
- RetroArch CE PSX-Place_beta 04 (versão sem cores; eles podem ser baixados conforme o gosto do usuário através do próprio emulador)
- RetroArch CE AldoTools (completo com todos os cores disponíveis para o emulador, versão AldoTools)


- PS2 CLASSICS -
O PS2 Classics Manager é um gerenciador de jogos de PS2. Este aplicativo é necessário tanto para administrar os jogos de PS2, quanto para convertê-los do formato ISO para o formato ISO.BIN.ENC. Os jogos de PS2 (convertidos ou não) devem ser copiados para a pasta PS2ISO no HD interno do PS3 (se a pasta não existir, crie-a você mesmo). Infelizmente, não é possível iniciar os jogos de PS2 a partir de dispositivos externos. Somente via HD interno.

O PS2 Classics Placeholder é um aplicativo necessário para iniciar o respectivo jogo de PS2 escolhido anteriormente no PS2 Classics Manager, ou seja, um aplicativo gerencia os jogos e o outro serve para iniciar o jogo previamente escolhido.


Como instalar:
1) Antes de instalar esta versão atualizada do PS2 Classics Manager, faça um backup de todos os dados do Memory Card, capas ou qualquer coisa que você armazenou no diretório PS2 Classics Placeholder ou no diretório PS2 Classics Manager, caso os tenha;

2) Depois de fazer isso, você deve removê-los / desinstalá-los na tela inicial do PS3 (XMB), apenas para ter certeza;

3) Crie uma pasta chamada "exdata" no diretório raiz do seu pendrive (formatado em FAT32). Copie o arquivo "2P0001-PS2U10000_00-0000111122223333.rap" para dentro dela. Após o processo de cópia, retire o pendrive do computador e coloque-o na segunda entrada USB do PS3 (da esquerda para direita);

4) Instale primeiro o "PS2_Classics_Manager_1.02_HEN.pkg" e em seguida o "PS2_Classics_Placeholder_R3.pkg" a partir da respectiva opção na tela inicial do PS3, na aba JOGOS.


Memory Cards:
Para utilizar o recurso "Automatic Export / Decryption" dos Memory Cards ativos, você deve navegar no XMB para "Memory Card Utility" e criar 2 Memory Cards chamados "MC1" e "MC2", sem aspas.

Toda vez que você executar os Memory Cards do PS2 Classic Manager é feita automaticamente uma cópia de ambos como backup para o diretório "/dev_hdd0/PS2VME_BKP" por motivos de segurança. Eles serão automaticamente exportados / descriptografados como mencionado anteriormente.

Para acessar os dados nos Memory Cards descriptografados, basta navegar para XMB -> Memory Card Utility, selecionar MC1 ou MC2 e alterar seu ícone para que o PS3 atualize o conteúdo.


Como usar:
1) Abra o PS2 Classics Manager; escolha a opção "PS2 GAME LIST". Faça uma busca por jogos de PS2 no formato ISO usando os botões L1 e R1. Uma vez encontrado a(s) ISO(s) vamos iniciar a conversão para que seja possível jogar no PS3. NÃO USE OS BOTÕES L2 E R2 PARA BUSCA RÁPIDA POIS PODE TRAVAR O APLICATIVO;

2) Coloque o cursor em cima da ISO e aperte o botão "TRIÂNGULO". Vai aparecer outra tela; escolha a opção "ENCRIPT PS2.ISO/.BIN". O programa vai pedir uma confirmação; escolha "YES";

3) Aguarde o término do processo de conversão. Dependendo do tamanho do jogo pode levar mais ou menos tempo. Aparecerá uma mensagem no final da conversão indicando o fim do processo;

4) No diretório PS2ISO será gerado uma pasta com a ID e o nome do jogo recém convertido e dentro dela teremos um arquivo "ISO.BIN.ENC", que é a ISO convertida com o PS2 Classics Manager. NÃO MODIFIQUE O NOME DA PASTA, NEM O NOME DO ARQUIVO ENCRIPTADO! Se quiser pode apagar a ISO original do HD;

5) Escolha o jogo convertido com o botão "X". O PS2 Classics Manager vai fechar. Abra o PS2 Classics Placeholder. Muita atenção nessa parte porque durante a inicialização do aplicativo o controle do PS3 vai desligar sozinho. TODA A VEZ QUE O CONTROLE DESLIGAR VOCÊ DEVE RELIGÁ-LO NO BOTÃO "PlayStation" ATÉ QUE O JOGO ABRA NA TELA! Boa diversão.

OBS: Quando sair do PS2 Classics Placeholder o PS3 vai reiniciar automaticamente. Isso ocorre devido a forma como o emulador de PS2 gerencia a memória do console. Caso queira jogar outro jogo qualquer, reative o PS3HEN.


Onde colocar os arquivos:
PS2 ISO / BIN:
/dev_hdd0/PS2ISO/NOME_DO_JOGO.ISO
/dev_usb00x/PS2ISO/NOME_DO_JOGO.ISO

PS2 Classics ENC:
/dev_hdd0/PS2ISO/[ID_DO_JOGO] NOME_DO_JOGO/ISO.BIN.ENC


Memory Cards:
 /dev_hdd0/game/PS2L00123/USRDIR/SAVEDATA/SCEVMC0.VME
 
/dev_hdd0/game/PS2L00123/USRDIR/SAVEDATA/SCEVMC1.VME
 
/dev_hdd0/game/PS2L00123/USRDIR/SAVEDATA/NOME_QUE_QUISER.VME
 
/dev_hdd0/game/PS2L00123/USRDIR/SAVEDATA/...


PS2 Classics Manager 1.02 (use este app para escolher um jogo de PS2 no formato ISO.BIN.ENC)
PS2 Classics Placeholder R3 (use este app para iniciar o jogo de PS2 previamente escolhido com o PS2 Classics Manager)
exdata para o PS2 Classics Manager (necessário para "assinar" as ISOs de PS2)



- FERRAMENTAS PARA PC: LINK



- JOGOS OFICIAIS NO FORMATO PKG -
Os jogos e DLCs de PS3 originalmente distribuidos na PSN necessitam de uma licença para que os mesmos possam funcionar corretamente. Algumas licenças estão no formato ".rap", outras podem estar no formato ".edat". NÃO MODIFIQUE O NOME DOS ARQUIVOS DE LICENÇA DOS JOGOS, NEM SUA EXTENSÃO:

Instalando jogos com licença ".rap":
1) No computador, crie uma pasta com o nome "exdata" no diretório raiz no seu pendrive (formatado em FAT32);

2) Copie o arquivo ".rap" (referente ao jogo que você queira instalar) para dentro da pasta "exdata" que você criou antes no pendrive. Após o processo de cópia, retire o pendrive do computador e coloque-o na segunda entrada USB do PS3 (da esquerda para direita);

3) No PS3, instale o respectivo jogo no formato ".pkg" a partir da respectiva opção na tela inicial (XMB), na aba JOGOS.


Instalando jogos com licença ".edat":
1) No PS3, abra o gerenciador / launcher a sua escolha e copie o arquivo ".edat" (referente ao jogo que você queira instalar) para dentro do HD interno do seu console no seguinte diretório: "/dev_hdd0/home/0000000xx/exdata", sendo que "xx" é um registro do seu perfil principal (você pode ter quantos perfís quiser);

2) Instale o respectivo jogo no formato ".pkg" a partir da respectiva opção na tela inicial do PS3, na aba JOGOS.


Se o jogo não estiver acompanhado por seu respectivo ".rap" ou ".edat" significa que o mesmo funciona normalmente sem a necessidade de uma licença.

Caso já tenha instalado as 15282 licenças, não há a necessidade de usar novamente os arquivos "rap". Neste caso instale apenas os PKGs dos jogos.

Baixe os jogos a sua escolha através do site PSNDL.


- JOGOS NÃO-OFICIAIS NO FORMATO PKG -

- SUPER MARIO 64 (créditos ao Zmod pelo porte)



- JOGOS DE PS3 NO FORMATO ISO -
As ISOs de PS3 devem ser copiadas para dentro da pasta PS3ISO. A mesma pode estar tanto no HD interno (/dev_hdd0/PS3ISO/) como num HD externo (/dev_usbXXX/PS3ISO/). Use o IrisMAN, multiMAN ou o webMAN MOD para "montar" as ISOs e posteriormente selecioná-las na tela principal do PS3 (XMB). Para os jogos que possuam update, primeiro inicie o jogo para que a instalação normal do mesmo seja feita. Depois disso, instale os updates necessários de seus respectivos jogos. Mesmo em ISO, alguns jogos necessitam de uma licença instalada no PS3 para que possam funcionar. Para isso copie o arquivo "(unlock).pkg" - referente ao respectivo jogo - na pasta "packages" no diterório raiz de seu pendrive e faça sua instalação através do Gerenciador de Pacotes que se encontra na XMB do console (Package Manager).




- GHOSTBUSTERS --- update









- THE GODFATHER




- JOGOS DE PS2 NO FORMATO ISO -
Os jogos de PS2 devem ser descompactados no seguinte diretório:
/dev_hdd0/PS2ISO/


- ROGUE GALAXY



- JOGOS DE PS2 NO FORMATO PKG -
Instale esses jogos pela opção de instalador de pacotes na XMB.







- JOGOS DE ARCADE NO FORMATO PKG -
Esses pacotes foram compilados por PrimoX GameX e Rayzen Gameplays. Os jogos se encontram no archive.org.

Um comentário:

  1. Incrível!!!! Tá show, tem bastante coisa de ps3 desbloqueado aqui, me salvo, continue com o trabalho.

    ResponderExcluir