PS2BOR


O PS2BOR é um homebrew criado para o PS2 que permite a execução de jogos estilo beat 'em up no formato PAK criados originalmente para o antigo Beats of Rage. Infelizmente, jogos criados para o OpenBOR não funcionam porque o PS2 não tem memória suficiente para executá-los, além de serem mais sofisticados que o BOR antigo. Com o passar do tempo eu consegui adaptar alguns projetos de OpenBOR a fim de jogá-ĺos sem problemas até o fim no PS2. Por se tratar de uma adaptação, os projetos para o PS2BOR não são 100% fiéis aos projetos originais. Como eu expliquei, trata-se de uma adaptação, não uma conversão direta.

Abaixo há 15 jogos de PS2BOR nos formatos ISO e ELF/PAK:
- ISO - Contém duas versões do respectivo jogo na mesma ISO: Normal e Hack. A diferença é que a versão Hack possui continues ilimitados e marcador de tempo infinito.
- ELF/PAK - Contém apenas a versão normal jogo no formato PAK e o arquivo executável do BOR no formato ELF.

Descompacte os arquivos usando o programa 7zip.

Para jogar via ISO, crie uma pasta no diretório raiz de sua mídia USB com o nome "DVD", sem as aspas. Após criar a pasta, copie as ISOs para dentro dela e a seguir use um programa de desfragmentação de disco na mídia USB. É OBRIGATÓRIO fazer a desfragmentação. Recomendo o Auslogics Disk Defrag para tal tarefa. As ISOs são compatíveis com todas as versões do Open PS2 Loader.

Para jogar via ELF/PAK, basta copiar a pasta do respectivo jogo para qualquer diretório do seu dispositivo USB ou HD interno. Use o uLaunchELF 4.42d para executar o arquivo "bor.elf" que se encontra dentro da pasta do jogo.

* PARA EDIÇÃO DE PAK'S
- BOR Edit 1.2 lite + ferramentas essenciais


Jogos de PS2BOR:

- B.O.R. - BOTS OF RAGE -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource e o Sprites Database. Este é um projeto mais simples com uma temática com robôs.
ISO ------ ELF/PAK


- B.O.R. - BOTS OF RAGE 2 -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource, Sprites Database e VGMaps. Trata-se de uma sequência do jogo de mesmo nome lançado anteriormente, não em questão de narrativa e sim quanto a temática de combate contra robôs.
ISO ------ ELF/PAK


- B.O.R. - BOTS OF RAGE 3 -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource, Sprites Database e VGMaps. Trata-se de uma sequência do jogo de mesmo nome lançado anteriormente, não em questão de narrativa e sim quanto a temática de combate contra robôs.
ISO ------ ELF/PAK


- BATTLETOADS -
Jogo criado por bwwb. É baseado na franquia de mesmo nome, criada pela Rare.
ISO ------ ELF/PAK


- BEATS OF RAGE 2017 -
Eu sou o responsável pela criação deste projeto. Trata-se de um crossover entre Battletoads, Tartarugas Ninja e Streets of Rage. Este PAK se utiliza de sprites e arquivos de som vindo de outros projetos desenvolvidos por Pro Igrok e Alex230Volt, Kmilloz, bwwb, e Count Monte.
ISO ------ ELF/PAK


- CADILLACS AND DINOSAURS -
Este jogo foi criado para o PS2BOR pelo Shin Hents, porém esta revisão final foi feita por mim. A versão original já rodava sem problemas no console, mas ainda necessitava de alguns ajustes, uns voltados para o lado mais estético, e outros a fim de implementar melhor a inteligência artificial dos inimigos.
ISO ------ ELF/PAK


- DIE FUHRER DIE -
Este é um projeto incomum, porém original. Ele foi desenvolvido por Count Monte e, basicamente, você é o “Fuhrer” Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial e o seu propósito é fugir de seu bunker a fim de chegar em segurança no submarino U-Boat para fugir da Alemanha. ATENÇÃO: Trata-se de uma história fictícia de caráter irônico e sem intenção de promover nenhuma propaganda nazista.
ISO ------ ELF/PAK


- MEGAMAN FOREVER -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource e o Sprites INC. A história é contada através da interação do Dr. Wily com o Sigma. Ela não tem ligação cronológica alguma, seja com a franquia clássica ou a franquia X.
ISO ------ ELF/PAK


- MEGAMAN FOREVER (VERSÃO 2022) -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource e o Sprites INC. Trata-se de uma releitura do "Megaman Forever" original, lançado em 2018. No geral, foram feitos ajustes e algumas alterações no jogo.
ISO ------ ELF/PAK


- MEGAMAN RECALL -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource e o Sprites INC. Trata-se de uma continuação do jogo Megaman Forever. Ela não tem ligação cronológica alguma, seja com a franquia clássica ou a franquia X.
ISO ------ ELF/PAK


- MEGAMAN & BOTS OF RAGE -
Este é um projeto criado por mim utilizando sprites e arquivos de sons originalmente desenvolvidos para o MUGEN e também disponíveis em sites responsáveis em agregar tais materiais, como o The Spriters Resource, The Sounds Resource e o Sprites INC. Trata-se de um crossover entre alguns personagens da franquia Megaman e do jogo Bots of Rage.
ISO ------ ELF/PAK


- NIGHT SLASHERS X -
Jogo criado por BonusJZ. Ele tem como base de criação os antigos monstros do terror clássico como Dracula, "Frankenstein", Lobisomem, entre outros.
https://drive.google.com/file/d/1PZj79BUcRwOgGXqJ2kQWdZJ9H7xdFg2Z/view
ISO ------ ELF/PAK


- RAGE OF THE STREETS -
Jogo criado por AxelBlazeAdam. É baseado na franquia Streets of Rage.
ISO ------ ELF/PAK


- RAGE OF THE STREETS ZOMBIES -
Jogo criado por um desenvolvedor russo chamado suhmai/antyguf. É baseado na franquia Streets of Rage e inspirado em jogos como Resident Evil e Nightslashers.
ISO ------ ELF/PAK


- TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES -
Eu sou o responsável pela criação deste projeto. Ele se utiliza de sprites, imagens e arquivos de som de dois outros PAKs distintos para que eu pudesse criar um jogo com o tema das Tartarugas Ninja: RED SKY BATTLE, criado por Pro Igrok e Alex230Volt, e o TMNT & BATTLETOADS, criado por Kmilloz.
ISO ------ ELF/PAK


BÔNUS 1: ISO contendo os 15 jogos acima + suas respectivas versões hack pronta para ser gravada em mídia física. Descompacte o arquivo "_PS2BOR_15_MODS_PARA_GRAVAR_EM_DVD.7z" com o programa 7zip e grave a ISO com o ImgBurn na velocidade 4x ou 8x. Alternativamente, há esta outra ISO contendo os mesmos 15 jogos acima + suas respectivas versões hack para uso no OPL. Descompacte o arquivo "_PS2BOR_15_MODS_PARA_OPL.7z" com o programa 7zip e copie a ISO para dentro da pasta DVD no seu dispositivo USB. Não se esqueça de desfragmentar após o processo de cópia.

BÔNUS 2: Pacote contendo versões para PS2 e OpenBOR dos jogos Beats Of Rage 2017 (V1), Crisis Evil 1 Remake, Crisis Evil 2 Remake, Megaman Beats Of Rage, Saint Seiya - Death & Rebirth, The Simpsons - Treehouse Of Horror, e Strider X. Descompacte o arquivo "_BOR_LEGACY_GAMES.7z" com o programa 7zip.


Caso haja interesse em jogar qualquer um dos 15 jogos dessa página através do OpenBOR, acesse o link abaixo:

53 comentários:

  1. Respostas
    1. Senha padrão (está citada na pagina inicial):
      peessedois.blogspot.com

      Excluir
  2. Oi, como faço para rodar os jogos pelo emulador para Pc no windows 10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a(s) ISO(s) com o UltraISO ou qualquer descompactador de arquivos e copie o arquivo "bor.pak" para a pasta do emulador para PC. Só um aviso: estes jogos foram adaptados visando o gameplay no PS2, logo há possibilidade de ocorrerem algumas inconsistências no OpenBOR, seja nos cenários ou nos modelos.

      Excluir
  3. Gostei, mas quero aprender a usar jogos modernos openbor para rodar no ps2. No caso todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodar jogos de OpenBOR no PS2 não tem como, somente adaptando e cortando algum conteúdo da mesma maneira que eu faço.

      Excluir
  4. Como faço para nao aparecer mensagem:command music not u nderstood in file data/models.txt ?

    ResponderExcluir
  5. Você está fazendo exatamente o que? Está tentando jogar algum jogo desta página ou está modificando o arquivo "models.txt" de algum PAK?

    ResponderExcluir
  6. Adriano no caso consegui jogar varios bors no ps2 atraves do emulador crisis evi, entao fui mudando as paks e algumas deram certo e outras erradas com esta mensagem na tela do ps2 ( em ingles ). Quero continuar gravando, mas tenho que modificar as paks. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. troca o pak de alguma e coloca o super final fight gold porfaavor? E que eu nao tenho pc

      Excluir
    2. Quem dera que fosse tão fácil tornar jogos de OpenBOR jogáveis no PS2BOR só trocando um arquivo PAK por outro.

      Excluir
  7. No caso o crisis evil 2 serve de emulador, ai nao preciso de opl

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Cara, na boa, eu não entendi nada do que você falou. Você esta fazendo alguns testes em diferentes PAKs a fim de montar um outro jogo? E outra, o Crisis Evil (1 e 2) não emula nada. Ele é que está sendo "emulado" pelo arquivo executável de sua respectiva ISO. O arquivo "bor.pak" é um jogo, não é emulador.

      Excluir
  9. Olá boa tarde amigo, é possível converter Bruce Lee Revenge of the Dragon BOR.pak para BOR.pak Ps2 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido a falta de tempo, por tempo indeterminado eu não pretendo adaptar mais nenhum jogo de OpenBOR para o PS2BOR. Se quiser, você pode baixar as ferramentas de edição de PAKs que estão disponíveis no início desta página. Há um documento em anexo no pacote de ferramentas que explica mais a fundo as funções e linhas de comando utilizadas pelo PS2BOR. A primeira vista parece complicado, mas não é. A única parte que realmente dá trabalho para fazer é a edição de sprites no Photoshop.

      Excluir
    2. Porfavor coloca so um jogo pra mim ? super final fight gold plus ?

      Excluir
    3. Mexer com PS2BOR se tornou inviável pra mim, não por questões financeiras mas por questão de saúde. Eu passava muitas horas sentado na frente do PC adaptando e fazendo esses projetos e com isso eu acabei arrumando um problema nas minhas costas. Hoje, apesar de eu estar melhor, também perdi o interesse em continuar mexendo com PS2BOR. Me toma muito tempo para deixar um projeto 100% jogável. No máximo eu faço algumas correções ou alterações nos projetos já existentes, mas adaptar ou fazer mais um usando o PS2BOR, não.
      Você pode encontrar esse jogo para OpenBOR no site Chronocrash.com.

      Excluir
    4. Que pena mano muito triste T_T se você fazece eu ia pedir pra você fazer o mortal kombat 4 players para o ps2 ia ser legal jogar com família T_T

      Excluir
    5. Devido a certas limitações do PS2BOR não é possível desenvolver quaisquer jogos com 4 jogadores. Apenas dois. Meio que me adiantando, eu comecei a fazer mais um projeto. Talvez ele leve uns 2 ou 3 meses para ficar pronto, mas já digo que ele não tem nenhuma relação com Mortal Kombat. Será um projeto original.

      Excluir
    6. Como assim original ? Fiquei muito triste por não poder jogar 4 players :(

      Excluir
    7. Eu ainda não desisti eu tenho quase certeza que é possível fazer 4 players eu sinto no pingo de esperança que eu tenho !

      Excluir
    8. 4 jogadores simultâneos no PS2BOR? Nem em 1 milhão de anos. Mas como a esperança é a última que morre, no OpenBOR é possível.

      Excluir
  10. Boa noite Adriano Vlw pela atenção abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
  11. tudo bem adriano eu queria saber como deixar os sounds do meu personagens que eu fiz mais alto. por que os sons do golpes estao baixo.. valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar de um programa que edite e amplifique arquivos de som. Eu coloquei para download no início desta página o Cool Edit Pro 2, programa que eu utilizo para editar os efeitos sonoros e as músicas dos jogos de PS2BOR. O único inconveniente é que o programa está em inglês.

      Excluir
  12. Amigo se possivel adapta por favor o game dreams of rage e' um beat and up do a hora do pesadelo do freddy krueger muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo adaptar projetos que eu venha a considerar interessantes. Eu até posso dar uma olhada nesse aí, mas quanto a trazê-lo para o PS2, eu não prometo nada.

      Excluir

  13. Como são feitas as iso com jogos para jogar no ps2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, é usado o UltraISO para criação ou modificação de ISO de PS2. Eu costumo usar uma versão antiga do Nero. Para usuários iniciantes eu recomendo do UltraISO.

      Excluir
  14. Qual é a senha pra extrair o arquivo

    ResponderExcluir
  15. Quero mais jogoooosss :C Quando sai mais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem previsão, meu caro. Sem previsão. Mas eu o agradeço por seu interesse nesses projetos. 😉

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente do jogo, não tem como implementar recurso no PS2BOR para rodar com 4 jogadores simultâneos. E diferente do que possa parecer, fazer / adaptar qualquer coisa para o PS2BOR leva tempo para ficar pronto. Não é só pegar um pacote pronto de personagens, cenários e áudio, compilar o arquivo PAK e rodar no PS2. Tudo tem que ser configurado do zero e testado exaustivamente para que não haja travamentos no console. Apesar de eu gostar de mexer com o PS2BOR eu não tenho como desenvolver projetos seguidos um atrás do outro. É uma pessoa fazendo dentro de um tempo livre, portanto demorar é normal. E apesar de eu ler às sugestões que são postadas aqui, normalmente eu só faço / adapto projetos de acordo com o meu gosto pessoal (já adianto de antemão que jamais haverá um PS2BOR de Golden Axe feito por mim). Para finalizar, aqui eu postei 3 Final Fight. Não fui eu quem os fez mas eles foram portados com bastante capricho pelo "riohex". Recomendo que os jogue caso não tenha feito.

      Excluir
    2. Eu gostei do final fight 3 mais eu não gostei das músicas e nem desse fuy novo que não solta o fogo e os personagens nem podem correr :(

      Excluir
  17. Que bom que você gostou do Final Fight 3, mas o que viria a ser "fuy"? Outra coisa: não há como o BOR replicar recursos utilizados em jogos de arcade. Se a versão do BOR não lhe agrada então eu recomendo que você jogue o arcade e esqueça o BOR. Ou busque algo similar no OpenBOR.

    ResponderExcluir
  18. Adriano_Oliveira plz How to convert games openbor to ps2 iso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The process of "converting" OpenBOR games to run on BOR is neither easy nor practical. You need to remove certain instructions from the OpenBOR configuration files and adapt them to the standards used in BOR. Depending on the project, it is also necessary to reedit in Photoshop a considerable amount of sprites of the models. An important detail: because the BOR has not been optimized for the PS2, to avoid serious crashing errors due to memory overflow it is also necessary to remove part of the original content (playable characters, enemies, elements that make up the scenarios, etc...) . There is no "conversion manual" because the interest rate on the BOR is very low and it would take me too long to make one. What I can recommend you is to download any of the projects I made and download the tool pack I made available at the beginning of this page. It contains a documentation that I adapted from an old one related only to OpenBOR. It describes in detail the functions and commands used in the BOR configuration files. "Unzip" with the file "paxplode.bat" the PAK file of any games I have made and use this documentation to do a comparative analysis of how the BOR instructions are used.

      Excluir
  19. tem como fazer um port do armored warrior pro openbor de ps2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salvo algumas limitações, tem como ser feita uma versão para o PS2BOR sim. Vai da criatividade de quem o deseja fazê-lo para o PS2.

      Excluir
  20. plz i need vedio how to convert openbor to ps2 iso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The same explanation I gave to ahmedwwqq112 also applies to the question you asked:
      The process of "converting" OpenBOR games to run on BOR is neither easy nor practical. You need to remove certain instructions from the OpenBOR configuration files and adapt them to the standards used in BOR. Depending on the project, it is also necessary to reedit in Photoshop a considerable amount of sprites of the models. An important detail: because the BOR has not been optimized for the PS2, to avoid serious crashing errors due to memory overflow it is also necessary to remove part of the original content (playable characters, enemies, elements that make up the scenarios, etc...) . There is no "conversion manual" because the interest rate on the BOR is very low and it would take me too long to make one. What I can recommend you is to download any of the projects I made and download the tool pack I made available at the beginning of this page. It contains a documentation that I adapted from an old one related only to OpenBOR. It describes in detail the functions and commands used in the BOR configuration files. "Unzip" with the file "paxplode.bat" the PAK file of any games I have made and use this documentation to do a comparative analysis of how the BOR instructions are used.

      Excluir